4 motivos para praticar a meditação

meditação

 

 

A meditação possui benefícios para a saúde física e mental e a sua prática vêm aumentando cada vez mais entre jovens e adultos.

 

Em 2017, dados da Pesquisa Nacional de Saúde dos EUA indicaram que o número de adultos que praticam a meditação triplicou desde 2012.

 

Cuidar do seu eu interior e da sua mente possui reflexos internos e externos. Por isso, listaremos 4 motivos para praticar a meditação diariamente:

 

1 – Controla a ansiedade

Um dos principais motivos que levam as pessoas a iniciarem a prática da meditação é a ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil possui o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de pessoas convivem com o transtorno.

A meditação é uma aliada poderosa no controle desse problema, já que com ela você aprende a controlar suas emoções, ajudando a manter a calma e o equilíbrio em situações adversas.

 

2 – Reduz o estresse

Segundo um estudo da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, pessoas que se comprometiam a meditar pelo menos 25 minutos ao dia apresentavam menor liberação de cortisol no cérebro, substância conhecida como o ‘’hormônio do estresse’’.

A meditação ajuda o seu corpo a relaxar, aliviando a tensão e o estresse geral. Quando se sentir muito estressado, medite!

 

3 – Aumento de produtividade

Uma poderosa aliada para a higiene mental, a prática da meditação é cada dia mais reconhecida inclusive por empresas, que investem em práticas de Mindfullness para seus funcionários e horários exclusivos de meditação durante o expediente.

A meditação aumenta a concentração e foco, consequentemente gerando um aumento de sua produtividade.

 

4 – Previne várias doenças

Um corpo em harmonia, com estresse reduzido é favorável para a redução de diversas doenças, principalmente cardiovasculares.

Estudos comprovam que meditar está diretamente associado com um risco de 35% menor de colesterol alto, 14% menor de pressão alta, 30% menor de diabetes e 24% menor de derrame.

Unindo as práticas de meditação com alimentação saudável e exercícios físicos, além de acompanhamento médico, a prevenção de doenças como essas aumenta consideravelmente.

 

E aí? Depois desses motivos é impossível não ter vontade de começar a meditar.

Lembre-se sempre de fazer um lanchinho com snacks Fit Food antes da prática, para garantir a energia e disposição necessárias.

 

Para mais dicas sobre meditação e vida saudável, siga a gente no Instagram e confira o nosso blog!


Compartilhe:

Pular para o conteúdo
Pular para o conteúdo