3 motivos para incluir fibras na sua alimentação

 

 

O consumo de fibras na alimentação é considerado um dos principais fatores que contribuem para a prevenção de doenças a longo prazo. Porém, alguns estudos afirmam que esse consumo é ainda considerado baixo para grande parte da população brasileira, que não possui o hábito de atingir as recomendações de consumo diário de fibras da dieta.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a ingestão mínima de 25g de fibras todos os dias para que seus benefícios à saúde do corpo sejam alcançados. Porém, para as pessoas que não possuem este hábito, a dica dos órgãos de saúde é incluir gradualmente alimentos fontes de fibras para que o organismo se adapte adequadamente. De acordo com o aumento do consumo, beber água pode ajudar a equilibrar a absorção dessas fibras.

E para entender melhor a importância das fibras na alimentação, listamos alguns benefícios do seu consumo:

  • Melhora a saúde do intestino. As fibras quando ingeridas de forma adequada ajudam a fornecer mais maciez às fezes, evitando sintomas de constipação intestinal, já que melhoram, portanto, o trânsito do intestino. Além disso, as fibras alimentam as boas bactérias presentes nesse órgão, melhorando até mesmo a imunidade.
  • Ajuda a controlar o peso, pois os alimentos ricos em fibras exigem mais mastigação e tornam maior a sensação de saciedade após a refeição.
  • As fibras são grandes aliadas do coração. O aumento de consumo de fibras é recomendado pelos médicos para evitar doenças cardiovasculares. Isso porque elas regulam os níveis de colesterol e glicemia, além de reduzir o risco à obesidade, fatores que estão relacionados a saúde cardiovascular.
  • Quando associadas ao consumo de carboidratos, as fibras contribuem para o controle da glicemia. Isso acontece pois elas tornam mais lento o processo de absorção dos carboidratos, ou seja, fazem com que não ocorra picos de glicemia, mantendo seus valores em níveis normais.

E para atingir o consumo ideal de fibras, é preciso incluir na dieta alimentos como legumes, frutas, hortaliças, cereais como arroz e cereais integrais como pães e massas, entre outros alimentos com casca e bagaço.

Além destes alimentos, os biscoitos de arroz da Fit Food são um ótimo exemplo de produtos que contém fibras em sua composição e que podem ser facilmente incluídos na sua rotina graças a sua grande praticidade!

 

Para mais dicas como essa, acesse o nosso blog e acompanhe a gente no instagram! 


Compartilhe:

Pular para o conteúdo
Pular para o conteúdo