3 dicas para iniciar uma dieta vegetariana

dieta vegetariana

 

Pelas mais diversas razões, seja por preocupação ambiental ou por saúde, o número de vegetarianos vem crescendo nos últimos anos. 

Segundo o IBOPE houve um crescimento de 75% no número de vegetarianos no Brasil desde 2012.

Esse crescimento nos mostra que as pessoas estão cada vez mais em busca de alternativas mais sustentáveis para a alimentação.

Porém, para aderir o vegetarianismo no seu dia a dia é preciso tomar alguns cuidados e aprender como substituir os alimentos para que não falte nenhum nutriente             essencial para o corpo. A proteína animal pode ser sim substituída por outras opções vegetais desde que seja compensada de maneira correta.

Confira a seguir algumas dicas infalíveis de como iniciar uma dieta vegetariana no dia a dia sem comprometer a necessidade nutricional do corpo:

1-      Invista em leguminosas. Feijão preto, feijão carioca, edamame, grão de bico, lentilha e ervilha contém quantidades significativas de proteínas e por isso devem estar presentes nas refeições para suprir as necessidades proteicas do organismo.

2-      Se você ainda está em fase de transição, tente começar a retirar a carne aos poucos e não de uma única vez. O ideal é iniciar o vegetarianismo retirando a proteína animal 1 vez por semana ou somente em 1 refeição do dia. Assim o seu corpo vai se adaptando aos poucos aos novos hábitos.

3-      Inclua fibras na sua alimentação. Ao deixar de consumir a proteína animal é normal que algumas pessoas sintam mais fome, já que a carne fornece mais saciedade após as refeições. Por isso, introduzir fibras pode te ajudar na sensação de saciedade ao longo do dia. Hortaliça, frutas e legumes nunca podem faltar!

E para diversificar as refeições e sair da monotonia da dieta, sem deixar de lado o sabor, você pode apostar em produtos como os nossos, feitos somente com ingredientes vegetais. Um grande exemplo são as massas proteicas, que além de serem livres de ingredientes transgênicos ainda contam com um ótimo teor proteico!

Por fim, não se esqueça de procurar um nutricionista antes de iniciar qualquer mudança na sua alimentação. É este profissional que irá garantir que você faça boas substituições e evite deficiências nutricionais.

Para saber mais, acesse a live da Nutricionista especializada Gabi Parise em nosso Instagram, onde ela compartilha dicas valiosas de como iniciar uma dieta vegetariana saudável.

 


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